Torque de parafuso: Saiba tudo!

O torque em parafusos define-se como "força de giro", ou seja, o movimento de torção feito ao apertar um parafuso ou porca. A sua principal função é garantir que os componentes mecânicos estejam firmemente unidos, evitando que se soltem sob a ação de forças externas ou vibrações.

O ajuste do torque deve ser equilibrado para evitar danos à peça. Afinal, se o parafuso for apertado demais pode danificar o material, fazendo com que as deformações sejam irreversíveis e podendo causar travamentos, rompimento dos filetes de rosca ou dificultar a remoção dos componentes.

Por outro lado, juntas aparafusadas com pouco torque podem se soltar ou causar vibrações nos componentes montados. Ressaltamos que a aplicação correta do torque nos parafusos pode aumentar a vida útil destes, dando segurança da firmeza necessária ao fixar.

Para uma execução mais eficaz, usualmente é utilizada uma equação técnica para determinar o valor do torque de aperto do parafuso, confira:

Fórmula: T= D x K x P

T= Torque de aperto (Nm = Newton metro)
D= Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm)
K= Fator de torque
P= Força de aperto (correspondente à carga de prova do parafuso)

Força de aperto (P): O valor da força de aperto está ligado à carga de prova que ele receberá, bem como o esforço mínimo que o fixador deve suportar sob tração, servindo ainda como base para o cálculo do torque. Vale lembrar que os valores de carga de prova são tabelados e dependem da classe de resistência do parafuso. Como fator se segurança, recomendamos que você considere no cálculo do torque um valor "P" correspondente a 80%, especificado por norma.

Fator de torque (K): Já o fator do torque dependerá de uma série de fatores, mas o que deve ser levado em conta é o revestimento do fixador, ou seja, o material que ele foi revestido, determinando, assim, o coeficiente de atrito oriundo do aperto entre o parafuso ou porca.

O coeficiente de atrito refere-se à propriedade do revestimento e possui grande impacto no valor de torque. Em caso de uma montagem por torque, o esforço para vencer o atrito chega a aproximadamente 90% da força aplicada, conforme estudos. Isso significa que apenas 10% do esforço do torque será utilizado para gerar o aperto de forma eficiente.

Há outros fatores que também podem influenciar no torque, prejudicando a aplicação:

- Erro do operador ou usuário: Ocorre durante a montagem do conjunto aparafusado ou manuseio impróprio da ferramenta de aplicação.

- Utilização de equipamento inapropriado: Definição de equipamento com capacidade de torque inferior, gerando pouco torque no aparafusamento ou com torque superior, causando excesso de torque danificando os componentes e colocando em risco o conjunto montado.

- Uso de material fora de especificação ou com defeito, falta de lubrificação no parafuso e até mesmo falha de processo de fabricação do parafuso ou porca.

Acrescentamos que existe uma ferramenta apropriada, a qual proporciona o aperto de parafusos com maior precisão, além de medir o torque de seus componentes. Entenda mais sobre o torquímetro e suas características abaixo!

O torquímetro é utilizado para medição de torque aplicado em porcas e parafusos com o objetivo de evitar folgas ou apertos excessivos. Se usado corretamente, faz com que o aperto seja dado com o valor correto especificado.

Recomendamos que após a sua utilização ele seja zerado para evitar erros na aplicação do torque. Desta forma, você evita que o equipamento perca a precisão com o passar do tempo.

Portanto, para uma aplicação segura e eficiente dos parafusos da SGQ, siga nossas orientações e especificações de torque, desenvolvidas pelo setor de engenharia visando o máximo resultado de juntas aparafusadas.

Conte com a praticidade, durabilidade e funcionalidade da SGQ Fixadores para suprir toda e qualquer necessidade do seu negócio!

Siga-nos nas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook para acompanhar as novidades.

Voltar
Compartilhe: