Dicas para aumentar a vida útil de fixadores

Parafusos são componentes de fixação empregados na junção não permanente de peças, ou seja, permitindo que elas possam ser montadas e desmontadas facilmente. Eles se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, haste e do tipo de acionamento.

Os parafusos e outros fixadores são elementos indispensáveis em muitas aplicações, sendo utilizados em diversos segmentos como metalúrgico, construção civil, industrial, moveleiro, automotivo e naval.

Vale lembrar que é fundamental escolher produtos de qualidade para qualquer fim: para isso, conte com a SGQ Fixadores.

No entanto, apesar de entregarmos soluções eficientes em fixação, o material dos fixadores pode sofrer desgaste devido a intempéries ou mal uso, tornando-os ineficientes e perigosos.

Há formas de preservar e maximizar a vida útil de fixadores em geral, para que eles funcionem de forma segura e eficiente. Confira a seguir dicas que preparamos para você!

Avalie bem a escolha do fixador

A maneira mais eficaz de aumentar a vida útil de parafusos e outros fixadores é escolhendo o tipo certo para sua aplicação específica. Atualmente, há uma ampla variedade de modelos que nós, da SGQ, oferecemos ao mercado, cada um com as suas características e especificações. Por isso, fique atento na hora de escolher o seu fixador.

Atenção aos ambientes corrosivos

Alguns ambientes podem ser mais agressivos do que outros, inclusive implicam na corrosão dos parafusos, inviabilizando o seu uso a longo prazo. Afinal, mesmo não tendo contato direto com agentes corrosivos, o parafuso está exposto a qualquer tipo de intempérie. Para evitar que os parafusos danifiquem-se com o tempo, a SGQ recomenda que eles recebam um acabamento superficial para aumentar a resistência aos agentes externos: poeira, umidade, corrosão, entre outros.

Realize a manutenção do seu maquinário regularmente

Realizar a manutenção regular dos seus equipamentos ajuda a garantir uma maior durabilidade. Isso inclui a verificação da tensão dos fixadores, seja apertando ou substituindo esses elementos como parafusos, porcas ou arruelas.

Prefira produtos de qualidade

Prefira o uso de produtos de alta qualidade da SGQ, pois a longo prazo a sua durabilidade é ainda maior. Os fixadores de alta qualidade são mais resistentes a desgastes, possuindo também vida mais longa.

Efetue a instalação correta

Efetuar a instalação correta dos fixadores, bem como seguir as orientações da SGQ, aumenta a vida útil desses elementos. Além disso, é crucial o uso de ferramentas apropriadas e a aplicação do torque correto.

Gostou do conteúdo? Visite o nosso site e conheça a nossa linha de fixadores, além dos serviços que oferecemos.

Siga-nos nas redes sociais no Instagram e Facebook e fique por dentro das novidades.

Voltar
Compartilhe: